Artigos Mitos

A Medicina em Artrúsia – Curiosidades

 

Por Tony Garcia

Introdução

Artrúsia é um mundo bem peculiar por diversos aspectos. Depois da expulsão dos Lordes do Além (iremos abordar isso em artigos futuros), o mundo se dividiu em termos de desenvolvimento e tecnologia. O hemisfério norte, regido pelo Império Humano e os Reinos Orcos se desenvolveu tecnicamente, dando espaço a um racionalisto e cientificismo exarcebados. Ali as grandes máquinas a vapor, as calculadoras analíticas e a química, deram lugar a magia e o misticismo em geral. Ao sul com as terras dos Alfir e dos Dvalin e principalmente os Reinos Humanos Livres, há o conhecimento científico, contudo a magia, o ocultismo e as tradições continuam reinando de maneira muito predominante. Isso reflete em diversas coisas como: política, religião, crenças e nas ciências como por exemplo a medicina. Vamos abordar alguns curiosidades medicinais dais quais são ainda utilizadas em nosso mundo. Vamos a elas:

A Prática de Curar

Basicamente a medicina de Artrúsia se desenvolveu a partir de esninamentos antigos, principalmente dos primeiros magos e druidas. Estes ensinamentos foram sendo passados de geração em geração, trazendo conhecimentos de herbalismo, biologia básica (ciência dos humores), magia e mais tarde a química básica. Inicialmente o termo dado para aquele ou aquela que conheciam a arte de curar era de Botanicus, pois a maior parte das curas vinham de ervas naturais e infusões de sementes. Os rituais mágicos mais tarde foram acrescidos pelos Botanicus, dando origem ao druidismo. Com o passar do tempo o estudo da biologia e da  da química médica, os tratamentos foram evoluindo, contudo alguns bem tradicionais continuaram. Estes podem ter algo de bizarro mais muitos ainda acreditam na sua eficácia, principalmente no hemisfério sul. São os seguintes:

a) Cura mágica – a cura por rituais mágicos, principalmente vinda de cléricos e druidas é muito comum no hemisfério sul. Ferimentos, doenças e em casos mais sérios  amputações, podem ser curadas por rituais mágicos em geral. Contudo estes rituais são caros e somente em grandes cidades pode ser obtido.

b) Infusões e unguentos – As infusões e unguentos são a base da medicina tradicional e que deram origem a diversos medicamentos no hemisfério norte. As infusões e ungeuntos são utilizadas para diversas doenças, sendo a sua base ervas, óleos e sementes.

c) Astrologia – No sul a astrologia funciona como uma espécie de orientador para o tratamento de certas doenças. De acordo com a data de nascimento do doente é possível no dia da erupção da doença  determinar os chamados humores e aplicar tratamentos como sangrias, banhos ou infusões.

d) Sangrias e vomito – A utilização de sanguessugas para a retirada de maus humores do organismo é uma prática comum ao sul, mas totalmente extinta ao norte de Artrúsia. De acordo com a astrologia o doente pode ser submetido a sangria para retirar a doença do corpo. Já o vômito é utilizado para casos de mal estar, ou fígado pesado, devido a um regime alimentar ruim. O vômito pode ser provocado por ervas ou por pequenas doses de veneno.

e) Banhos – Os banhos são outras utilizados como forma de terapia, principalmente no tartamento de dor nos ossos e nos músculos. Banhos quentes com algumas ervas são utilizados para reumatismo ou mesmo luxações.

f) Incensos e ervas aromáticas – Para purificar o ar e retirar a pestilência.

g) Relicários e amuletos  – Acredita-se que certos ítens como relicários e amuletos podem curar doenças, mas é mais certo ter a ajuda de um clérico nestes casos.

Profissionais da cura

Existem alguns profissionais da cura são eles:

Cléricos – Ordens religiosas como a do Chumbo Transformado, podem utilizar a magia clérica para curas diversas. É um tratamento caro, mas eficaz. Comuns ao sul de Artrúsia.

Cirugiões Barbeiros – Profissionais que além de fazer a barba e cabelo fazem CIRURGIAS! Sim em Artrúsia sul são muito comuns.

Phisicos – Profissionais da saúde versados nas técnicas acima capaz de aplicar todos os tratamentos listados e possuem alguns conhecimentos básicos de medicina Comuns ao norte e sul de Artrúsia.

Médicos – Encontrados ao Norte de Artrusia e que tem os conhecimentos da medicina equivalente ao século XIX terrestre. Possuem os conhecimentos de química e técnicas de assepsia e até anestesia. Eles negam as curas vindas dos cléricos, pois não acreditam ans mesmas.

Doutores da Praga – Os doutores da praga além de terem conhecimento de alquimia  conhecem o tratamento para diversas doenças, com a utilização de poções e infusões. São capazes de produzir poções de cura e algumas outras especiais. Comuns ao norte e sul de Artrúsia.

Doenças Mais Comuns

Algumas doenças são conehcidas e temidas, vamos falar as mais temidas

Doença dos Antigos – Trata-se de uma doença que vai aos pocuos definhando a vítima, até transforma-la num estado próximo a de um cadáver, levando a morte em pouco tempo. Não há cura para a mesma. Curas mágicas no entanto podem ter algum resultado.

Lepra – Doença comum em locais de pouca higiene e de técnicas sanitárias básicas. Há cura sob a forma de magia, unguentos ou medicamentos. Contudo é bem cara e não é acessível a todos.

Névoa nos Pulmões – Doença que ataca os pulmões provocando tosse com sangue e fraqueza no geral. Pode levar a morte senão for tratada a tempo.

Marcas da Praga – Doença onde sintomas iniciais mais comuns são febre e vómitos, seguindo a formação de úlceras na boca e erupções cutâneas na pele, podendo levar a cegueira e a morte. Há remédios para esta doença somente no hemisfério norte de Artrúsia, sendo comum ao sul existirem surtos sazonais, que podem levar muitos a morte.

Praga – A paraga é qualquer tipo de doença sem cura inicialmente e que surge de maneira não usual e que pode ceifar a vida de milhares. Geralmente a paraga também pode se rmágica a acreditas-e que pode ser criada por feitiços arcanos e sortilégios profanos.

Palavras finais

Estas são algumas curiosidades sobre a prática médica em Artrúsia e suas doenças. Futuramente iremos expandir um pouco mais sobre estes assuntos e muito mais. Fiquem a vontade para utilizar em seu jogo.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code