Sobre Berdolock

O Fortaleza de Berdolock foi o primeiro RPG Solo do Brasil e foi lançado em nosso país em 1994 sob a forma de um simples e mortífero Dungeon Crawl. Vinha com um oráculo de geração de masmorra, peças de papel dos corredores da masmorra e miniaturas de metal. Uma peculiaredade interessante é que o jogo vinha numa caixa de fita VHS, comum naquela época para aparelhos de video-cassete. O jogo amealhou um legião de fãs durante todos estes anos e algumas expansões oficiais foram lançadas e logo em seguida diversos trabalhos fan-made.

 

A versão original de 1994 com as miniaturas da época – Coleção de Jorge Bentes

 

Berdolock é um necromante que construiu esta mortífera torre e a abandonou deixando para trás perigos e desafios para destemidos aventureiros. A lenda sobre o jogo continuou durante anos, sendo mantida pelos fãs e a comunidade. Em 2020 o jogo foi retomado pelo autor Tony Garcia e relançado em 2021 em um ambicioso projeto de atualização, onde ele incorpora uma série de mudanças, entre elas, a possibilidade de jogar em grupo com um mestre. Nos dias atuais o jogo conta com uma série de aventuras prontas e expansões tornando muito mais rico.

Berdolock – Arte por Mustafa Bekhir

O novo jogo deu origem a todo um novo Lore passado no mundo de Artrúsia, onde Berdolock aparece e começa novamente a fazer seus sortilégios. Além disso o jogo ainda permitiu o desenvolvimento de wargames e sistemas minimalistas como o Mundo de Zoa. Hoje o Crônicas de Artrúsia é o sistema que incorpora todo o Fortaleza de Berdolock e seus jogos irmãos. Se você quiser começar a conhecer nosso sistema baixa agora o nosso fast-play , nossas aventuras prontas e comece a se divertir!